Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Punir não Basta

"Punir não basta, para ressarcir a vítima do crime é necessária a Justiça Restaurativa" de Rui Pereira.

Publicado por Caio Abrão Dagher
há 8 anos

Sandra Manuel tem 37 anos e o ar sofrido de quem já não verte lágrimas. No dia 10 de fevereiro de 2014, o ex-companheiro projetou-a pela janela, de uma altura de sete metros, deixando-a paraplégica e com lesões cerebrais permanentes.

O tribunal constatou que ele cometeu uma tentativa de homicídio mas declarou-o inimputável com base numa perícia psiquiátrica.

Pelos vistos, o arguido sofre de uma psicose orgânica. Espantosamente, essa psicose não o impediu de exercer funções na segurança privada, restando saber se também teria licença de uso e porte de arma.

Porém, a vítima e a sua advogada não se conformaram com a decisão judicial e acham que o agressor sabe bem o que fez e até se vangloria do crime que praticou.

Sandra Manuel e o ex-companheiro seguem um caminho bifurcado. A vítima devotar-se-á aos duros esforços de reabilitação e o agressor será internado num hospital psiquiátrico pelo período mínimo de três anos.

Resta saber se o tribunal de recurso irá revogar o acórdão absolutório da primeira instância, solução que só parece possível se for realizada uma segunda perícia.

Sandra Manuel esteve no programa da manhã da CMTV, como sempre, "em direto e sem filtros".

A parte mais dramática da entrevista ocorreu quando lhe perguntaram se estaria disposta a chegar à fala com o ex-companheiro. Para meu grande espanto, respondeu que sim, quase sem hesitar, porque gostaria de o ouvir pedir desculpa e explicar por que razão tentou matá-la.

Tudo isto revela a importância da Justiça Restaurativa, que a Associação ‘Confiar’, o ISCSP e o Município de Cascais vão debater nos dias 15 e 16 de julho. Independentemente de a pena servir para expiar a culpa, prevenir o crime ou ressocializar o condenado, é necessário ressarcir a vítima.

E ressarcir não significa só indenizá-la, mas dar-lhe também uma satisfação moral.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/opiniao/colunistas/rui_pereira/detalhe/punir_nao_basta.html

  • Sobre o autor Justiça Restaurativa, Legal Design e Inovação Jurídica.
  • Publicações28
  • Seguidores68
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações159
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/punir-nao-basta/359624967

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)