Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Cascavel, no Paraná, é exemplo Nacional, em Justiça Restaurativa

Publicado por Caio Abrão Dagher
há 8 anos

O Núcleo Comunitário de Práticas Restaurativas (NCPJR) de Cascavel, no Paraná, concorre na 13ª edição do Prêmio Innovare com o Projeto “Tecendo Redes de Cuidado: O Adolescente Autor de Ato Infracional e as Práticas de Justiça Restaurativa”.

O Projeto inscrito na categoria Justiça e Cidadania pela Promotora Larissa Haick Vitorassi Batistin, da 12ª Vara da Infância e Juventude de Cascavel e sua equipe já foi visitado, na quarta-feira (29), pela repórter do Datafolha, Cleo Amaral, que fez questão de conhecer in loco as Práticas Restaurativas que ocorrem e como acontecem cotidianamente.

Devido ao fato de o Termo Técnico de Parceria entre Núcleo Regional da Educação (NRE) de Cascavel, União Educacional de Cascavel (Univel), Tribunal de Justiça e 12ª Vara de Infância e Juventude de Cascavel ter sido assinado em 14 de junho, a visita para verificar a eficácia e qualidade foi acompanhada pelo Núcleo Comunitário de Práticas em Justiça Restaurativa.

No Ministério Público, marcaram presença a coordenadora do NCPJR, Luiza Maria Scardua, a professora Inês Aliete Dalavechia, chefe do NRE de Cascavel, a Dra Larissa Haick Vitorassi Bastistin, da 12ª Vara de Infância e Juventude, além de facilitadores do NCPJR.

O Núcleo Regional de Educação foi o próximo espaço visitado, pois este é um dos locais de formação dos profissionais que atuam nas escolas e onde as Práticas Restaurativas acontecem.

Na Escola Piloto Marcos Claudio Schuster houve a demonstração de um circulo de paz com os alunos de 6º ano que fizeram o curso A Arte de Viver e Conviver em 2015. O CENSE II foi o outro local de observação onde os facilitadores e funcionários formados trabalham com o curso de Fundamentos em Justiça Restaurativa e as Práticas Restaurativas com os internos. Finalmente, visitaram a Univel, que é parceira ao disponibilizar o espaço para as formações e as Práticas Restaurativas.

“Acreditamos que devemos investir cada vez mais nas práticas de perdão e reconciliação e, assim, criar uma Cultura de Paz que agregue valores fundamentais de ética e respeito nas relações sociais”, disse a professora Inez Aliete Dalavechia, chefe do Núcleo Regional da Educação de Cascavel.

Fonte: http://massanews.com

  • Sobre o autor Justiça Restaurativa, Legal Design e Inovação Jurídica.
  • Publicações28
  • Seguidores68
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações826
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cascavel-no-parana-e-exemplo-nacional-em-justica-restaurativa/358584255

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Alguem tem ideia do que consiste, quais os resultados etc? continuar lendo